quarta-feira, 27 de junho de 2012

Como retirar a linha "Attribution" dos novos modelos do Blogger

Olá galera, faz tempo que não apareço aqui. Pois é, trabalho, projetos pessoais, preguiça, entre outras coisas. Mas, agora estou de volta, e trago uma dica que, confesso, deu trabalho para conseguir fazer. Antes era fácil, mas o Blogger começou a dificultar essa ação. Demorei, mas consegui, e agora, compartilho convosco.

Tenho um blog pessoal e, fiz modificações nele e não gostei muito do visual do rodapé. Sim, a famosa linha Attribution. São os créditos do autor do modelo, fotografia, e da tecnologia, que no caso, é o Blogger. Mas, apesar de não incentivar a exclusão dessa linha, afinal, temos que respeitar os detentores dos direitos, confesso que a formatação estava muito ruim. Então, pra quem quer modificar, aconselho, ou até excluir mesmo, por sua conta. Chega de papo, ai vai a dica.

Você deve abrir o painel de controle do Blogger e clicar no menu (Modelo ou Design) => (Editar HTML). Atenção: Não marque a caixinha “Expandir modelos de widgets”, ok?

Na janela que abrir com o código, tecle Ctrl + F aparecerá no rodapé do navegador uma caixa de localização, copie a linha de código abaixo e dê Enter.



Quando encontrar a linha de código acima, troque a palavra 'true' por 'false'. Mas espere, não é só isso. Procure a linha de código abaixo também:



Mude o 'no' para 'yes'. Agora sim meu querido. Salve tudo, vá em Layout. No widget Attribution, fica no rodapé, clique em editar, vai abrir uma janela de edição, ai você clica em excluir. Tudo pronto então, salve as modificações e visualize o rodapé do seu blog, ou melhor, não visualize, pois não estará lá. Pegadinha do Malandro, rááá!

Conselho: antes de excluir os créditos, copie todo ele e cole no bloco de notas, depois de excluído, poderá colocá-lo em outra parte do seu blog, modificando para se adequar ao mesmo. Mas, nunca retire completamente os créditos. Além de ser 'uma puta falta de sacanagem', o Blogger poderá penalizá-lo, isso não é oficial, mas cautela e canja de galinha nunca fizeram mal a ninguém.

No mais, c'est fini mes ami, au revoir.