terça-feira, 5 de abril de 2011

Google Cria Site Para Serviço que Mostra Velocidade de Páginas Web

O Google criou uma página oficial para o serviço Page Speed, que mede a velocidade de páginas web. O serviço, que já existe há algum tempo, estava disponível apenas por meio de extensões para os navegadores Mozilla Firefox e Google Chrome. A partir de agora, não é preciso instalar nenhuma extensão para usar o Page Speed. O serviço é gratuito.



Google Page Speed analisa velocidade de páginas web

Para usar o serviço, basta digitar o endereço do site na caixa de busca do serviço. Em alguns segundos, o Google analisa a página e retorna com o resultado de velocidade, na escala de 0 a 100, e também alguns conselhos técnicos para os desenvolvedores otimizarem o código da página.
O Google continuará disponibilizando as extensões para Chrome e Firefox, já que algumas páginas podem estar offline no momento do teste. Apesar de o Google garantir que os testes realizados pelo site e pelas extensões são iguais, testes realizados pelo site Read Write Web mostram que eles são "ligeiramente diferentes".
Analisar a velocidade das páginas web é importante, de acordo com o Google, porque páginas que carregam mais rápido ganham melhores posições no ranking de busca do Google e, por isso, são mais facilmente encontradas pelos internautas.